quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Como comemorar 7 de setembro na Escola? O que fazer com os alunos e para os alunos?

A data faz parte de nosso calendário e é de grande importância para a nossa história:
Vocês sabiam que o Brasil tem símbolos?
 Como eles são?
 O que é ser patriota? 
O que é a Pátria?
 Para estimular os pequeninos vai desde a contação de histórias, filmes, músicas, poemas, pinturas, construção de produtos para o dia do desfile,etc. 
Em todas as disciplinas pode ser abordado e inclusive na Informática, com apresentações multimídias, lousa interativa, vídeos, imagens, utilizar o computador como fonte de pesquisa e através dos programas preparar materiais para exposição e tudo mais. 
Todos os projetos ficam muito ricos se feitos com planejamento e todos juntos em prol da Educação. 
Devemos ter em mente que nós professores somos os grandes maestros e sem dúvida direcionamos o que é importante eles saberem em cada faixa etária, mas com nosso "jeitinho", práticas, habilidades e competências é que fazemos de nossas aulas grandes palcos e grandes ensinamentos!!!
Historiando...
Foi no dia sete de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil formalizando a separação com Portugal. 
Depois de muitos conflitos, e passados mais de dois anos, Portugal finalmente reconheceu a independência brasileira, com o Tratado de Paz e Aliança assinado entre os dois países. O Hino da Independência foi escrito por Evaristo Ferreira da Veiga e musicado pelo próprio D. Pedro I. O Hino Nacional Brasileiro, de letra do poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada, foi oficializado durante o primeiro centenário da Proclamação da Independência, em 1922.
A Bandeira do Brasil, o Hino, o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as mais legítimas manifestações simbólicas da União. Mas a comemoração deste dia é uma oportunidade de repensar conceitos, com vistas ao despertar de uma consciência verdadeiramente patriótica, e não apenas simbólica.
 Tempo de repensar os rumos da Nação e o papel a ser desempenhado por um povo consciente da realidade global.
http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2007/08/projeto-semana-da-ptria.html
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=3&p_secao=17


Nenhum comentário:

Postar um comentário