terça-feira, 6 de maio de 2014

A Robótica participa da Gincana Cultural, Recreativa e Filantrópica do Arqui!

O ano de 2014 para nós da Tecnologia do Arqui é um ano muito especial, repleto de desafios e conquistas acerca dos projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano. Nas aulas de Robótica, o projeto da Lego Zoom Education, com os alunos dos 6ºs e 7ºs anos, a nossa Equipe tem a preocupação de preparar e desenvolver nossos alunos para o mercado de trabalho ajudando-os de forma significativa na elaboração de projetos, na rotina de sala, no convívio e divisão de tarefas, no gerenciamento e função de cada um na equipe e na sala. 

No final do mês, depois de uma reunião com a coordenação do fundamental II e coordenação de Eventos, resolvemos colocar a Robótica em uma das tarefas da gincana. Em seguida, reunida com o professor de Teatro e toda a Equipe de Tecnologia, achamos pertinente relacionar a tarefa da Robótica ao patrono Ariano Suassuna de forma bem lúdica e diferente.

É a primeira vez que eles tem contato com a disciplina e uma atividade como essa, como se fosse um campeonato!!! Alteramos nosso planejamento, criamos regulamento, estão colocando em prática durante essa semana e a próxima tudo o que aprenderam desde o início do ano, dividindo-se em equipe por habilidades, estudando o patrono da gincana, as regras da mesa de competição, estão aprendendo também conceitos que nunca viram em sala, o que é um round, lançamento, missões, o que é uma base, o que faz o juiz da mesa, etc. Exploraremos com eles pontos relevantes para a tarefa e para o aprendizado deles!

A participação na Robótica das equipes acontecerá de forma especial, ou seja, é uma tarefa que contará como cumprimento de tarefa. A tarefa da Educação Tecnológica compreenderá o cumprimento de um circuito temático exposto na mesa de competição da sala de Robótica, entretanto, para validar a pontuação, as equipes responderão perguntas sobre o tema da gincana, nesse caso a obra de Ariano Suassuna.

Cada turma terá uma equipe formada por 08 (oito) componentes. Estes serão responsáveis pela montagem e programação dos robôs, e também pelas respostas às perguntas que validarão a pontuação do circuito temático. Serão observados durante a permanência da equipe na sala de Robótica, os seguintes pontos:
• Trabalho em equipe;
• Disciplina;
• Organização;
• Coerência com o tema;
• Solução apresentada com mais criatividade.

Para contextualizar e fazer todo o circuito na mesa de competição contamos com o trabalho do designer Wecsley Oliveira, que desde o dia 12 de abril está fazendo parte de nossa equipe de Tecnologia. Através de ilustrações das cenas do Auto da Compadecida, fizemos uma releitura dessa obra do patrono em questão e os alunos terão alguns desafios a vencer.

REGULAMENTO

Tarefa Educação Tecnológica
A tarefa da educação tecnológica compreenderá o cumprimento de um circuito temático exposto na mesa de competição da sala de Robótica, entretanto, para validar a pontuação, as equipes responderão perguntas sobre o tema da gincana, nesse caso a obra de Ariano Suassuna.
  
Equipes
Cada turma terá uma equipe formada por 08 (oito) componentes. Estes serão responsáveis pela montagem e programação dos robôs, e também pelas respostas às perguntas que validarão a pontuação do circuito temático.
  
Treinamento e preparação dos Robôs
• 6A, 6B, 6C – horário de aula normal;
• 6D e 6E- segunda (28/04) das 14h às 16h;
• 7A e 7B- terça (29/04) das 14h às 16h;
• 7C e 7D- quarta (30/04) das 14h às 16h.
  
Execução da tarefa
No dia 06 de maio, às 14h, as equipes deverão se apresentar com os 08 (oito) componentes para execução das missões no circuito temático. Cada equipe terá 2 minutos para cumprir as tarefas no circuito. A validação dos pontos será efetivada mediante resposta correta sobre o tema da gincana. Essas respostas acontecerão imediatamente após a execução das missões temáticas.
  
Missões
Na obra “Auto da Compadecida”, Chicó, covarde e mentiroso, e o esperto João Grilo, são dois nordestinos sem eira nem beira que sobrevivem de pequenos trabalhos e golpes no vilarejo de Taperoá, sertão da Paraíba em plena década de 30. Entre espertezas e malandragens, interagem com diversos personagens, enterram cachorra e garantem ressuscitar com uma gaita milagrosa. Mas o destino dos envolvidos na trama, é decidido num julgamento que conta com a figura de Nossa Senhora, A Compadecida.
Três cenas do “Auto da Compadecida” serão exploradas nas missões, “o enterro da cachorrinha”, “a gaita milagrosa” e “o julgamento”.

O enterro da cachorrinha
O esperto João Grilo conseguiu ludibriar o ganancioso padre do vilarejo convencendo-o fazer o cerimonial do enterro de uma cachorra. Levem a cachorrinha da base ao local do sepultamento. (10 pontos);


 A gaita milagrosa
Junto com Chicó, João Grilo conseguiu “passar a perna” até em cangaceiros, garantindo que tinha uma gaita mágica que “desmorria” pessoas. Resgatem para a base a gaita Mágica do João Grilo. (10 pontos);



 O julgamento - João Grilo volta a terra, à vida
Depois de uma chacina que aconteceu com a invasão de um grupo de cangaceiro ao vilarejo Taperoá, ficaram diante de Jesus e o Demônio vários personagens da trama. Cada um teve seu julgamento, a aparição de “Nossa Senhora, A Compadecida”, salvou algumas almas do inferno. E até o João grilo, teve uma segunda chance, e voltou à vida. Retirem joão grilo do Tribunal Celeste e coloquem na área da cova preparada por Chicó. (10 pontos);


 Informações importantes
Base
Área livre de onde os robôs são lançados e onde é permitido o manuseio dos robôs.

Lançamento
Compreende a saída do robô da base para executar uma ou mais missões.

Reinício de missão
Pode ser feito a qualquer momento pelos membros da equipe, desde que seja autorizado pelo juiz da gincana.

Resgate
pode ser feito manualmente e a qualquer momento do round, desde que seja autorizado pelo juiz.

Round
tempo de 2 minutos para cumprir as missões.


Validação dos pontos
A pontuação máxima da tarefa da Educação Tecnológica é 50 pontos.Cada Missão valerá 10 pontos que só serão validados após a resposta correta para uma pergunta sobre a obra de Ariano Suassuna, toda a equipe pode discutir a resposta, mas apenas um membro será o porta-voz. os demais 20 pontos serão para a avaliação do desenvolvimento do trabalho da equipe onde valerá de 0 a 5 itens como trabalho em equipe, disciplina, organização e coerência com o tema.

 Treinamento das primeiras equipes:






Mais fotos do treinamento intenso que aconteceu de 28/04 à 05/05:










O GRANDE DIA, o cumprimento das tarefas aconteceu hoje, dia 06/05 em dois horários:
  • 14 horas com os 6ºs anos
















  • 16 horas com os 7ºs anos:




















E assim finalizamos mais uma atividade realizada por todo o Núcleo de Educação Tecnológica do Colégio Arquidiocesano S. Coração de Jesus, formado por Anne Karine, Clésia Santana, Danielle Souza (euzinha), Flávio Maia, Valéria Vasconcelos, Viviane Vasconcelos e Wecsley Oliveira. 

Agradecemos aos alunos por todo empenho, ao pessoal da Mídia, Comunicação do nosso colégio, Eventos, professor Gênesis(teatro e organização da gincana), coordenação do fundamental 2 com Sineide e Tânia por todo apoio e confiança!!!!

Muito feliz e realizada com tudo, ótima oportunidade para nossos alunos aprenderem ludicamente a proposta da Robótica Lego e metodologia das aulas. Serviu também de preparação para o campeonato interno que promoveremos no segundo semestre!!!!

Um verdadeiro trabalho de equipe e parceria!!!!




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